quinta-feira, 29 de maio de 2008

Competição Vs Formação

Este é um dilema muito importante no desporto, particularmente no futebol, e em clubes como o meu “modesto” C.D.E.
Ter de se decidir se objectivo é formar rapaziada jovem, ou querer ganhar.
Se o mais importante é vencer, ou saber que na vida vamos perder algumas vezes...
Saber aceitar os erros, os nossos e os dos que nos rodeiam.
Eu sei que não é tarefa fácil, mas eu penso sempre na formação deles como pessoas mais respeitadoras, mais cultas, mais Homens.
E é com muito orgulho, que verifico que no plantel 2007/2008 do C.D.E. existem 12 jogadores provenientes da formação do clube.
O que mostra que o “trabalho” que tem vindo a ser realizado tem uma nota excelente, conseguir aliar o crescimento dos nossos jovens, como homens e como jogadores.

1 comentário:

aco disse...

Como sabes a formação tem um ciclo de 10 anos para surgir os resultados, terá ter continuidade, mas nunca se pode esquecer os primeiros passos! São eles sempre os mais "dolorosos" e “importantes”, tanto na organização como na formação, na primeira tudo é uma incógnita tudo pode acontecer e terá de existir sempre um “lobo mau” sempre fui apologista da democracia mas tem de haver um líder que assuma, mande, faça e improvise, na formação sempre defendi que os melhores treinadores e directores teriam de estar na base com os mais novos, para poder iniciar o processo de uma década.
Nunca se pode ter um vencedor se não o ensinar-mos a perder, só perdendo o jogador saberá lutar pela vitória.
Sempre com estes ideais presentes aqueles que trabalharam estes anos em prol da formação do CDE estão satisfeitos quando vêem jogadores na equipa seniores.