sábado, 28 de junho de 2008

Actividade Física


Os hábitos alimentares da população mais jovem, a par da prática de actividade física, muito contribuem para o perfil de saúde.
È prioridades de actuação na promoção de uma vida mais saudável.
A nossa população revela uma atitude mais passiva face à actividade física, é necessário mostrar as mais valias da actividade física ao sucesso escolar e profissional, salientando a sua importância no controle do stress e conflitos emocionais, situações com que infelizmente cada vez mais cedo, os nossos jovens se depararam. Só assim se poderão criar e manter hábitos saudáveis a serem seguidos por toda a vida, prevenindo desde já não só o surgimento da obesidade como o risco das principais patologias causadoras de morbilidade e mortalidade na nossa sociedade.
Se no ensino básico e secundário existem disciplinas de Educação Física, no ensino superior não estão criadas as condições para que os alunos tenham acesso facilitado à prática de actividade/exercício físico. No entanto, mesmo nos níveis de ensino em que é obrigatória a frequência da disciplina de Educação Física, muitas vezes, as escolas não estão apetrechadas para a sua prática, nem o tipo de ensino motiva esse envolvimento.

Perfil do desportista português

Frequência: pratica exercício físico uma a três vezes por semana
Duração: entre 30 e 60 minutos.
Com quem pratica: colegas, amigos familiares ou sozinho.
Onde: fora de qualquer organização (federação, clube ou empresa privada).
Actividades mais praticadas: nadar; andar a pé e passear, aeróbica, fitness, step e musculação; jogar futebol e correr.

Sem comentários: