terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Candidatura ao Mundial 2018

Portugal e Espanha estão realmente juntos na candidatura para o Campeonato do Mundo de Futebol de 2018 e vão apresentar a proposta para a FIFA no próximo dia 2 de fevereiro. O acordo foi assinado nesta Segunda-feira (dia 19), em Lisboa, pelos presidentes das duas federações nacionais, depois que os principais líderes de governo deram o aval, José Sócrates por Portugal, Rodriguez Zapatero pela Espanha.
Segue-se agora um longo processo que termina em Dezembro de 2010, quando a FIFA anunciar os nomes dos países organizadores dos Mundiais de 2018 e 2022. Isto porque a FIFA abriu concurso para dois campeonatos, sem distinção. Ou seja, quem concorre a 2018 está a candidatar-se também a 2022. Mas tudo indica que o Mundial 2018 será realizado na Europa, depois de África do Sul 2010 e Brasil 2014. Deste modo, e mesmo tendo já caído o princípio da rotatividade formal entre continentes, é entendimento comum que o Mundial 2018 acontecerá na Europa.
Os dois presidentes escusaram-se a falar sobre questões logísticas ou como será feita a repartição de cidade e estádios. Essa tarefa fica a cargo de uma comissão conjunta – o comité de candidatura – que irá ser formada dentro em breve. Uma certeza ficou expressa: em caso de sucesso da candidatura ibérica, haver apenas um Comité Organizador, e não dois, como aconteceu na Coreia/Japão
Se a candidatura conjunta de Portugal e Espanha for aprovada pela FIFA, os dois países têm muito a ganhar. Pelo menos é isso o que imaginam as autoridades locais.
Portugal conta com oito estádios construídos para o Euro 2004, mas um problema é que nenhum deles tem capacidade para os 75 mil espectadores sentados que a FIFA exige para o jogo inaugural ou a final do Campeonato do Mundo. Os portugueses também sonham alavancar definitivamente o futebol no país e iniciar um intercâmbio com clubes poderosos, como Villarreal, Real Madrid e Barcelona, os espanhóis, donos de um dos campeonatos mais ricos do mundo, voltam seu foco para outra área: o turismo.
A Espanha já faz planos de ter dois milhões de turistas a mais caso venha a promover a principal competição do futebol mundial.

Sem comentários: